Modelos de prótese de silicone não se resume em apenas o volume a ser utilizado. Existe no mercado mais de dois mil implantes de mama de diferentes volumes e formatos.
Mas como eles são escolhidos para uma determinada paciente?
Levo em conta o desejo da paciente, se será posto atrás do músculo ou atrás da glândula mamária, o formato de sua mama e suas medidas. A partir daí considero inicialmente três variáveis da prótese de silicone: o modelo, o perfil e o volume do implante. Existe também a opção do revestimento ser texturizado ou de poliuretano, este último reduz muito a taxa de contratura capsular e a ocorrência de rippling (ondulações) na mama.
Quer entender como o modelo e o perfil de uma prótese de silicone podem influenciar no resultado de uma cirurgia?
Vídeo sobre os formatos, modelos e tipos de prótese de silicone
Quais são os modelos de prótese de silicone?
São três diferentes: O cônico, o redondo e o natural (em gota). Existem marcas que ainda subdividem o modelo natural em mais dois ou três submodelos a depender do formato da base. Escolher entre um modelo cônico, redondo ou em gota irá influenciar diretamente no formato final das mamas. Observe a ilustração abaixo e compare os diferentes contornos da mama e as definições do polo superior :
O perfil da prótese , projeções e volumes
O perfil de um implante é a medida de sua altura, ou seja, sua projeção a partir da base da prótese. Essa medida é responsável na paciente pela projeção da mama para frente. A escolha entre os perfis é influenciada pela quantidade de flacidez da mama, dentre outros fatores. Algumas marcas disponibilizam quatro perfis diferentes: perfil baixo, perfil moderado, perfil alto e perfil extra alto para volumes semelhantes.
As diferentes projeções nas próteses de silicone, alta e extra alta
Complicado? Nem tanto. Um cirurgião plástico bem formado e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com sua experiência e conhecimento saberá indicar o melhor modelo de prótese adequado ao seu desejo e ao seu biótipo.
Veja abaixo mais algumas representações do uso dos modelos cônico, redondo e natural em diferentes posições.
Observe também o resultado comparativo, entre as próteses cônicas e redondas, obtidos com o uso dessas próteses em pacientes magras, com pouco ou quase nenhum tecido mamário, utilizando a técnica subglandular e com a cicatriz no sulco mamário.
Comparativo de resultados reais com modelos de prótese de silicone obtidos na nossa clínica pelo Dr. Moises De Melo
Nota: Por determinações éticas e legais da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e do Conselho Federal de Medicina, os médicos não podem divulgar imagens de pacientes com resultados de antes e depois. As imagens divulgadas aqui são exclusivas para fins educativos e não criam nenhum tipo compromisso com resultados. Cada corpo é único em medidas e variações anatômicas. Os mesmos resultados podem ser obtidos por técnicas diferentes ou modelos de próteses diferentes por qualquer cirurgião plástico especialista, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Texto: Dr. Moises De Melo
Saiba mais sobre a cirurgia de prótese de silicone aqui!
No site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica você pode conferir se seu médico é um especialista em Cirurgia Plástica : www.cirurgiaplastica.org.br